quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Castigo ou motivação?


Domingo é dia de um grande desafio e que somos frequentemente reprovados na tarefa de nos manter na contagem dos pontos e calorias, porque nos reunimos com a família em torno de mesas fartas que não nos permite resistir a tanta tentação.

Por isto que a segunda-feira já se tornou o dia mais frequente para o início de dietas. Repensando meus excessos, lembrei-me da tarefa rotineira de começar de novo todos os dias.

Remexendo meus pensamentos, veio à tona a história do Castigo de Sísifo, um mito grego, condenado, por toda eternidade a levar uma grande pedra até o cume de uma montanha, sendo que, ao fim do dia, alcançado o topo a pedra rolaria montanha abaixo e, por esse motivo, a tarefa seria repetida diariamente por ele, num verdadeiro castigo eterno.

Fazendo uma analogia na árdua tarefa de enfrentar a rotina diária, penso que podemos encarar essa empreitada não com o mesmo peso, mas olhando a oportunidade de refazer o mesmo trajeto vivendo a experiência avistando diferentes ângulos.

Que tal vislumbrarmos a oportunidade de, no meio da tarefa, dar uma olhadinha pra traz e descortinar o horizonte que tal montanha nos proporciona? Encontrar um atalho, uma nova trilha? Podemos também olhar para o nosso lado e ver que não estamos sozinhos nessa missão, e, buscar forças para estender a mão e ajudar aquele que tem uma “carga” mais pesada que a nossa.

Se ampliarmos nossa visão de mundo, ignorando um pouco nossas misérias, nos vimos capazes de amanhecer renovados, mais dispostos a enfrentar nossa semana com a chance de “rasgar” o que passou e começar de novo com mais força e disposição!
Certamente, nosso "castigo" se transformará em motivação!

Créditos Imagem: Sísifo, de Tiziano, 1549 (Fonte: wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário